PE. LINO CORRER (1917-2004)

86 anos

Lino José Correr nasceu no Bairro Santa Olímpia, município de Piracicaba - SP, no dia 07 de novembro de 1917.
Ainda pequeno entrou no seminário estigmatino, fazendo seus estudos ginasiais no Colégio Santa Cruz, em Rio Claro - SP. Fez seu noviciado na mesma cidade de Rio Claro, depois o curso liceal, filosofia e dois anos de teologia em Ribeirão Preto - SP. Foi terminar seu curso de teologia na Parada Inglesa, na cidade de São Paulo - SP e recebeu a ordenação sacerdotal no dia 09 de julho de 1944.
No início de seu sacerdócio trabalhou na formação de nossos seminaristas, como professor e orientador dos estudantes em Rio Claro e Ribeirão Preto - SP. Em seguida foi destinado ao trabalho pastoral em nossas paróquias. Nesse empenho ele percorreu várias cidades e atendeu diversas paróquias, sempre se mostrando um sacerdote zeloso, exemplar, dedicado, generoso, pronto para atender aos chamados e apelos dos fiéis.
Homem de uma formação cristã e acadêmica concreta e sólida. Sempre primou pela ortodoxia e um acendrado amor à Igreja. Dono de profunda espiritualidade, coroada de sincera e sentida piedade, procurou ao longo de sua existência, exercer o ministério sacerdotal com unção, espírito de fé e devotado esmero. Um especial sinal de sua piedade foi a devoção carinhosa a Nossa Senhora. De fato por onde passou procurou difundir sua devoção e de modo particular trabalhou na direção e orientação da Legião de Maria, empenho ao qual se dedicava com ardor, desprendimento e zelo vibrante.
No atendimento às pessoas, esforçava-se para ouvi-las e procurava sempre dar uma orientação segura para seus problemas e dificuldades.
Como religioso primava pela fidelidade aos compromissos comunitários, exagerando quase na pontualidade. Era observante das regras e normas, celebrava as missas com devoto recolhimento e tinha grande devoção ao Santíssimo Sacramento. Foi sempre um bom companheiro, às vezes um pouco reservado, mas era considerado um firme esteio dentro da comunidade.
Possuía bons dotes e habilidades no campo da literatura e disso se serviu para elaboração de artigos em Revistas e Jornais.
Algo de anormal no esôfago o preocupou. Após meticulosos exames, foi constatado um câncer na região. Passou por cirurgias, que o aliviaram bastante e permitiram que levasse vida razoável. Passou acamado o segundo semestre de 2003. Na manhã de 31 de janeiro de 2004 veio a falecer.
Foi levado para de Ituiutaba - MG e após uma celebração eucarística foi sepultado no cemitério local.