PE. AUGUSTO STENICO (1936-2009)

72 anos

Augusto nasceu em Piracicaba-SP aos 30 de março de 1936. Entrou como aspirante em Rio Claro-SP no ano de 1948. Emitiu a profissão perpétua no dia 9 de dezembro de 1960. Foi ordenado presbítero em Piracicaba aos 25 de janeiro de 1964.
Exerceu o ministério sacerdotal em Curitiba - PR (1 ano), Ituiutaba - MG (1 ano), Campinas - SP (1 ano), Santa Cruz do Rio de Janeiro - RJ (5 anos), Santo Antonio do Sudoeste - PR (1 ano), São Caetano do Sul - SP (8 anos) e Praia Grande-SP (17 anos).
Sempre trabalhou como vigário paroquial. Conquistava o povo com sua maneira simples de conversar e de pregar nas celebrações religiosas.
Um confrade, companheiro de comunidade, o definiu como “um homem com o coração de criança”, uma pessoa marcada pela simplicidade no vestir, tão fiel aos amigos que se lhe pedissem a camisa do corpo ele a dava sem pestanejar.
Foi um sacerdote de generosidade extremada. Sua vida foi marcada pela ajuda aos pobres; aí ancorava sua maior alegria. Foi sempre atencioso com as pessoas, mesmo que tivesse que brigar com o coração e a razão. Sorria e chorava com a maior facilidade, homem das emoções.
Faleceu aos 4 de janeiro de 2009, aproximadamente às 17.30 horas. Desde há alguns anos ele lutava com uma doença que lhe tirava as forças físicas. Primeiramente fez tratamento em Campinas - SP, morando na Chácara do Vovô (2007) e, posteriormente, junto a seus familiares, em Santa Olímpia.